Tema: Artes visuais
Conteúdo: o fazer artístico
Objetivos específicos.
• Familiarizar-se com as características físicas do seu próprio corpo e do corpo do outro;
• Quantificar e nomear as partes (membros) do seu corpo;
• Confrontar seu corpo com o corpo do outro, percebendo suas semelhanças.
Duração das atividades em duas aulas
Estratégias e recursos da aula
Por se tratar de crianças de 3 anos de idade, entendemos que nessa etapa da escolaridade o aluno deverá se familiarizar com as características físicas externas do corpo. Para tanto, propomos a seguinte aula:
1º MOMENTO- O professor deverá levar as crianças para um ambiente com espelhos (se na sua escola não tiver uma sala com espelhos, procure levar para essa aula um espelho comprido). Nesse momento o mediador explicará para a turma que nesse espelho cada criança deverá se observar, observar o seu corpo, observar o corpo do seu colega. À medida que as crianças vão se observando o professor pedirá para as expressarem oralmente o que estão observando. De acordo com que as crianças disseram/mostrarem cabe ao professor nomear as partes e quantificá-las, confrontando-as a fim de levantar semelhanças entre os membros de um corpo e com o corpo do outro.
2º MOMENTO -Após essa observação o professor reunirá a turma em um círculo para conversarem acerca da atividade realizada, questionando os alunos sobre o que perceberam quando se viram no espelho, se gostaram de se ver, o que foi mais interessante, entre outros.
3º MOMENTO- Depois do momento de discussão o professor entregará uma folha em branco e lápis (lápis cera, carvão ou lápis de cor) e pedirá para as crianças registrarem, através do desenho, o seu corpo. Nesse momento o docente deverá sensibilizar as crianças para o que deverá ser representado, perguntando:
Estas atividades podem ser realizadas também no computador onde devemos levar o aluno para analisar as partes do corpo demonstrando o que falta no desenho e pedindo para eles o que falta acrescentar e assim ir desenhando as partes do corpo.
• O que não pode faltar nesse desenho?
• Não esqueçam de desenhar a cabeça!
• O que tem no rosto?
• Quantos braços devemos desenhar?
Avaliação
Ao final da aula o professor deverá observar:
1. Quanto a oralidade da criança:
1. Se a criança nomeou as partes do seu corpo e do corpo do outro;
2. Com relação ao seu registro, o nível do seu desenho:
1. Se nomeou o seu desenho;
2. Se o seu desenho apresentou formas;
3. Se a criança conseguiu quantificar as partes do corpo
Nenhum comentário:
Postar um comentário